top of page

Com conta de luz está ainda mais alta, energia solar faz seu dinheiro render mais



A conta de luz vai pesar ainda mais no bolso do consumidor. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou a bandeira tarifária escassez hídrica com o valor extra de R$ 14,20 para cada 100kWh consumidos, quase R$ 5 a mais do que a praticada no mês passado. A nova bandeira está em vigor desde o dia 1º e vale até 30 de abril de 2022.


Com essa variação, diversos outros setores são impactados, elevando ainda mais o custo de vida dos brasileiros. O aumento acumulado na conta de luz nos últimos 12 meses foi de aproximadamente 20% (mais que o dobro da inflação do período).


Por que tanto aumento?

A falta de chuvas volumosas em diversas regiões do Brasil fez com que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas ficassem muito abaixo do necessário para suprir a demanda. Com isso, foram adotadas medidas excepcionais, como a importação de energia da Argentina e do Uruguai e o acionamento de mais termelétricas.


A situação é tão preocupante que nem mesmo as bandeiras tarifárias amarela e vermelha foram suficientes para arcar com os custos e incentivar a redução no consumo de energia. Para 2022, a estimativa é de que a conta de luz possa ficar ainda mais cara.


Existe uma alternativa mais econômica?

Ao investir em energia solar o seu dinheiro rende muito mais e o valor da sua conta de luz diminui até 95% já no primeiro mês de uso do sistema! Além disso, quando a conta de luz elétrica fica mais cara, o retorno do investimento em painéis fotovoltaicos (o chamado payback) é mais rápido.


Quem tem energia solar também paga uma taxa mais cara?

Não! O consumidor que utiliza a energia solar paga a "taxa mínima" para a concessionária, além dela, também é cobrado o ICMS sobre o TUSD.


Qual foi o impacto dos aumentos no seu orçamento?

Faça uma simulação gratuita e comece a economizar utilizando energia renovável. Entre em contato conosco e veja como sua família ou sua empresa podem aproveitar os benefícios da energia solar fotovoltaica!

bottom of page