Confira o que sua obra precisa antes de receber painéis solares



Os painéis fotovoltaicos podem ser adaptados a diversos tipos de telhados ou coberturas de imóveis prontos. No entanto, quando a opção de energia solar é acertada antes do início da construção, alguns detalhes podem facilitar a instalação dos painéis e otimizar o aproveitamento do sistema.


Seja para um imóvel residencial ou comercial, confira as dicas que separamos para você.


1 - Área livre

Converse com o engenheiro responsável pelo projeto do sistema fotovoltaico para verificar a área livre necessária para instalação das placas. A área varia conforme a demanda de energia para o imóvel.


2 - Orientação solar

Um dos aspectos mais importantes para produzir energia solar é o ângulo de instalação dos painéis fotovoltaicos. Eles devem ser direcionados para garantir o máximo de incidência solar durante o dia. Por isso, é importante planejar a localização do sistema no telhado do seu imóvel.


3 - Tipo de cobertura

Como já falamos, os painéis podem ser adaptados a vários tipos de coberturas (telhas de barro ou concreto, telhas metálicas, telhas de fibrocimento, telhas pré-fabricadas ou lajes...), mas cada uma exige um sistema de fixação. A escolha do telhado pode interferir no orçamento do seu projeto de energia solar.


4 - Suporte para o peso dos painéis

Os componentes do sistema de energia solar são relativamente leves, mas é essencial avaliar se a cobertura do seu imóvel dará o suporte necessário para os painéis. Quanto maior o sistema, mais forte deve ser a estrutura. Em alguns casos, é necessário fazer um reforço para instalação.


Aqui também vale considerar cargas extras relativas a ventos. Em localidades mais altas ou próximas ao litoral, por exemplo, os ventos podem ser mais intensos.


5 - Aterramento

Para garantir a segurança do sistema fotovoltaico e de toda a estrutura do imóvel, é fundamental que o sistema seja aterrado. Por isso, ao planejar a obra, lembre-se de deixar um ponto de aterramento na cobertura onde os painéis serão instalados.


Antes, durante e depois da construção, converse com um especialista para garantir o máximo aproveitamento do seu sistema de energia solar. Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a fazer a melhor escolha! Entre em contato conosco hoje mesmo e comece a economizar com energia solar fotovoltaica na sua casa ou na sua empresa!