top of page

Dia da Terra, energia do sol e a preservação do meio ambiente



No dia 22 de abril diversas entidades ao redor do mundo realizam ações para celebrar o Dia da Terra e sensibilizar a população sobre a importância de proteger o nosso planeta. Por isso, elencamos algumas curiosidades sobre a data e como o uso de energia solar fotovoltaica pode fazer a diferença e contribuir com essas iniciativas.


Como surgiu o Dia da Terra?

A primeira manifestação relativa ao tema ocorreu em 1970, quando um senador norte-americano propôs a criação de uma agenda ambiental para discutir meios de conscientização e proteção do meio ambiente.


Mas foi apenas em 2009 que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra. Os debates em torno da data tratam do uso adequado e da preservação dos recursos naturais disponíveis, da educação ambiental e da sensibilização da sociedade para formação de cidadãos cada vez mais engajados e responsáveis neste aspecto.


Que tal apagar a luz?

Uma das ideias propagadas no Dia da Terra é reduzir o uso de energia elétrica ao máximo. Muitas campanhas propõem que se apague a luz por alguns minutos para integrar o movimento pela preservação do meio ambiente.


Agora se você já está pensando em investir em energia solar fotovoltaica, preste atenção no próximo item.


Qual a relação da energia solar com o Dia da Terra?

O sol é vital para os seres vivos e é uma fonte de energia potente e inesgotável.


Com o passar dos anos e avanços tecnológicos, o uso da energia solar fotovoltaica mostrou-se vantajoso em relação a outras fontes que, além de serem mais onerosas, provocam danos ao meio ambiente. Combustíveis fósseis, por exemplo, geram toneladas de gases poluentes. Já a água, é uma fonte de energia limpa, mas seu uso descontrolado pode gerar a escassez. A energia eólica também é eficiente, mas depende da força dos ventos para ser obtida e nem todos os lugares possuem as condições ideais para sua utilização.


Então, dentre as opções disponíveis, a energia solar é aquela que está mais de acordo com o propósito de uso consciente dos recursos naturais.


Além da economia na conta de luz, o uso da energia solar desencadeia uma série de benefícios, inclusive para o meio ambiente:


- não gera ruídos e resíduos poluentes;

- fonte de energia sustentável e inesgotável;

- pode ser utilizada nos lugares mais remotos, onde outras fontes de energia não chegam;

- a fabricação dos componentes do sistema fotovoltaico utiliza água e gera resíduos, mas considerando a vida útil do equipamento, esses danos são baixos;



Agora que você sabe mais sobre a importância do Dia da Terra e como o uso da energia solar pode fazer bem para o seu bolso e para o meio ambiente, é hora de colocar tudo isso em prática.


Entre em contato conosco e faça uma simulação gratuita. Tenha energia de qualidade e garanta mais economia para a sua empresa.


bottom of page