Dia Internacional do Cooperativismo e o crescimento sustentável das comunidades



O Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 3 de julho, é uma oportunidade para destacar as iniciativas que movimentam a economia local de uma forma justa e sustentável. Mesmo com a crise, as cooperativas têm registrado aumento nos lucros, na geração de renda e de emprego e consequente desenvolvimento para as comunidades, incluindo aquelas que ficam mais distantes dos grandes centros urbanos.


Aqui no blog já contamos um pouco do processo de criação da primeira cooperativa gaúcha de energias, em Arroio do Meio, e agora queremos compartilhar alguns dados que comprovam o otimismo em relação aos investimentos em energia sustentável. Vamos lá?


- As cooperativas de geração distribuída de energia integram o ramo infraestrutura e, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020, essas instituições são formadas por pessoas físicas ou jurídicas que produzem a própria energia, mas não têm condições ou não gostariam de fazer isso sozinhas.


- Em 2019, foram contabilizados mais de 14 mil novos empreendimentos cooperativos no sistema de compensação de energia. Cinco anos antes, esse número era de apenas 442.


- No Rio Grande do Sul, o ramo de infraestrutura conta com 38 cooperativas e mais de 540 mil associados. Segundo o relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020), destas 38, 15 são cooperativas de distribuição de energia elétrica e sete de desenvolvimento e geração de energia.


E o que significa energia cooperativa?

A partir da cooperação, grupos de pessoas ou empresas utilizam a energia limpa no seu dia a dia. Além dos aspectos econômicos, as cooperativas também protagonizam iniciativas para contribuir com a transição energética e a diminuição das mudanças climáticas.


Outra vantagem dos projetos de energia cooperativa é o custo mais baixo para os associados. Isso é possível porque envolve projetos e instalações de maior porte, que alcançam economia de escala. Assim, mais pessoas têm acesso à energia renovável de qualidade, inclusive aquelas que estão em localidades não atendidas pelas concessionárias de energia elétrica.


Agora que você sabe um pouco mais sobre as cooperativas de energia, é hora de pensar em investir no seu negócio. Sua empresa também pode prosperar e economizar com energia, utilizando uma fonte renovável. Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça todos os benefícios da energia solar fotovoltaica!


A importância socioeconômica da Cooperativa é reconhecida em toda região e ganhou destaque nas páginas do Jornal O Informativo do Vale. Você pode conferir toda matéria na íntegra, clicando aqui.