top of page

Energia solar compartilhada: conheça o modelo que beneficia imóveis em diferentes endereços



Já pensou em utilizar um sistema fotovoltaico para gerar energia para mais imóveis? E de forma remota? Esta é uma alternativa para aquelas pessoas que possuem um imóvel residencial e outro comercial, que têm casa na praia ou não têm espaço para instalar um sistema, por exemplo.


É possível ter um único conjunto de painéis solares e aproveitar a geração de energia para abater os custos de outro imóvel. Parece confuso, mas vamos explicar como funciona.


Geração compartilhada

A energia solar compartilhada é uma opção para utilizar a energia excedente de um sistema fotovoltaico e a modalidade é reconhecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Basicamente, a energia solar produzida por uma unidade pode gerar créditos de economia para mais unidades consumidoras.


Um sistema instalado em um imóvel pode beneficiar uma casa, empresa ou apartamento em outro endereço. Para utilização dessa modalidade, no entanto, alguns pontos precisam ser considerados.


A geração de energia precisa ser feita em uma área de concessão ou de permissão da mesma distribuidora de energia responsável pela área dos consumidores, sejam eles pessoa física ou jurídica. O projeto para instalação também exige um planejamento detalhado para garantir que todas as unidades associadas sejam beneficiadas com a compensação de energia.


Com o projeto executado, os associados podem aproveitar os benefícios:

- economia na conta de luz;

- melhor aproveitamento da energia gerada e redução de perda;

- consumo sustentável e menor impacto ambiental;

- mais segurança e estabilidade em relação ao padrão da distribuidora de energia elétrica;

- estímulo aos modelos de negócio de consórcio ou cooperativo;

- custo de manutenção, que já é baixo, rateado entre os consumidores.


Assinatura de energia solar

Neste universo de energia compartilhada já existem até mesmo modelos de assinatura de energia solar. A proposta é de que empreendimentos com maior potência de geração ofereçam os benefícios de economia direto na conta de luz do consumidor, mediante pagamento de assinatura.


Já pensou em instalar um sistema e beneficiar outros imóveis da família? Ou economizar na conta de luz da sua casa e da sua empresa, a partir de um único sistema? Entre em contato conosco para saber mais sobre a energia solar compartilhada!


bottom of page