top of page

Energia solar: confira 10 curiosidades sobre o tema.


Após décadas de desenvolvimento e debate, a energia solar deixou de ser um produto de nicho dependente de subsídio e se tornou uma indústria forte com um futuro cada vez mais brilhante. Os cortes nas contas e a produção de energia limpa já são informações bem difundidas sobre a tecnologia, mas existem outros fatores que tornam os painéis solares alternativas realmente incríveis, tanto para a sua casa, quanto para o futuro do nosso planeta. Confira 10 curiosidades sobre a energia solar:


1 - A energia solar é a fonte de energia mais abundante na Terra.

A captação de apenas uma hora de luz direta do sol incidindo sobre a toda a superfície terrestre seria suficiente para suprir todas as demandas de energia no planeta.


2 - Painéis de energia solar podem durar mais de 40 anos.

Normalmente, um sistema de energia solar conta uma garantia de, aproximadamente, 20 anos. No entanto, isso não significa que esse período seja o tempo de vida útil das placas fotovoltaicas. Na verdade, elas podem durar entre 40 e 50 anos, o que torna o investimento ainda mais vantajoso.


3 - Dentro de 30 anos, uma casa alimentada por energia solar pode reduzir até 30 toneladas de emissões de CO2.

Energia fotovoltaica é sinônimo de energia limpa e, através dela, é possível reduzir drasticamente os impactos do nosso consumo no meio ambiente.


4 - Energia solar é um investimento que se paga.

Mantendo em vista a diminuição dos custos nas contas energia elétrica, estima-se que o investimento em instalação de um sistema de placas fotovoltaicas se pegue dentro de 4 a 8 anos. Se as células tiverem vida útil de 25 anos, significa que o consumidor terá até 21 anos de energia grátis.


5 - Energia solar pode abastecer aviões.

A energia fotovoltaica pode ir muito além do consumo doméstico. Ela também pode ser usada para abastecer veículos, de carros a trens, e até mesmo aviões.


6 - A primeira célula de energia solar foi inventada lá em 1941.

Em 1839, Alexandre Edmon Bacqueerel descobriu o efeito fotovoltaico: a habilidade de criar uma corrente elétrica a partir dos raios do sol. Algumas décadas depois, em 1941, Russell Ohl desenvolveu o primeiro painel de energia solar. Por mais inovadora que seja, essa tecnologia já tem uma longa caminhada.


7 - A energia solar é a mais prática e rápida para ser implantada.

Quando acontece algum desastre natural, por exemplo, nenhuma outra fonte de energia poderia ser construída ou reparada tão rapidamente quanto a solar.


8 - Painéis solares podem produzir energia sem luz direta do sol.

As células fotovoltaicas podem capturar diferentes partes do espectro da luz do sol. Logo, se o sol não está brilhando diretamente sobre os painéis, como acontece em um dia nublado, não significa que eles não estejam produzindo e armazenando energia.


9 - É possível tornar-se 100% autossuficiente em energia através do uso de placas fotovoltaicas.

Um sistema de energia solar pode ter a capacidade de captar, produzir e armazenar energia suficiente para alimentar um lar por 7 horas por dia, 7 dias por semana.


10 - Painéis de energia solar não precisam de manutenção.

Uma vez instalados, o único cuidado necessário é a manutenção da limpeza das células fotovoltaicas, o que, muitas vezes, é resolvido com a chuva.


Quando o assunto é energia, sistemas fotovoltaicos são sinônimo de eficiência, economia e sustentabilidade. Curioso para saber quantos painéis sua casa precisaria e o valor do investimento? Faça a simulação através do link abaixo e reduza sua conta de energia em até 95%! www.proinst.com.br/simuladorenergiasolar

bottom of page