top of page

Energia solar fotovoltaica é pauta em destaque na COP26



As ações desenvolvidas ao redor do mundo em prol da conservação dos recursos naturais e proteção do meio ambiente foram amplamente discutidas na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26) de 2021, realizada na Escócia em novembro. Uma das pautas foi justamente o aproveitamento da energia oriunda do sol e a Associação Brasileira de Energia Solar fotovoltaica (Absolar) apresentou indicadores bem importantes durante o evento.


De acordo com a entidade, o uso da energia do sol já evitou a emissão de 12,5 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade no Brasil, desde 2012. Esse dado compreende a energia solar produzida por grandes usinas e os sistemas de menor porte instalados em edifícios e terrenos.


Esse aproveitamento ainda é responsável por uma economia significativa de água nos reservatórios das hidrelétricas e no controle de uso de termelétricas fósseis. Ponto ainda mais considerável em um momento de crise no sistema energético brasileiro devido à falta de chuvas.


A Absolar também destacou outros benefícios relacionados aos investimentos e incentivo ao uso de energia renovável no Brasil. Abaixo você confere alguns deles.


- alívio para o bolso do consumidor diante de aumentos recorrentes na conta de luz;

- geração de energia sem ruídos ou poluentes;

- sistemas fotovoltaicos com vida útil superior a 25 anos;

- equipamentos feitos com componentes com alto índice de reciclagem;

- possibilidade de instalação em espelhos d’água, reduzindo a evaporação hídrica.

O Brasil conta com uma capacidade de produção de, em média, 17 vezes mais energia do que aquela usada para produzir os sistemas solares instalados no território nacional. Isso quer dizer que existe um superávit energético, considerando que, em menos de um ano e meio de funcionamento, a energia gerada compensa a eletricidade consumida na fabricação dos sistemas.


Você também pode aproveitar os benefícios da energia solar na sua casa ou na sua empresa e reduzir em até 95% o valor da conta de luz. Faça uma simulação grátis e descubra o potencial de economia no seu imóvel.


bottom of page