top of page

Nuvem de poeira e escassez hídrica: aumento na conta de luz é um buraco sem fundo?



A crise hídrica no Brasil teve um novo e alarmante episódio no final do mês de setembro. O dia virou noite e uma nuvem de poeira avermelhada formou-se, chegando a cobrir cidades e rodovias no interior de São Paulo e de Minas Gerais.


O fenômeno climático é causado por uma combinação de tempo seco e vento forte. Em alguns pontos, as rajadas atingiram quase 100 km/h. A tempestade dificultou até mesmo a visibilidade nas ruas. Além dos transtornos no trânsito e na rotina geral, o episódio pode afetar a saúde e o bem-estar das pessoas.


Em pouco tempo, imagens multiplicaram-se na internet e geraram debates sobre as consequências da nuvem de poeira e a relação com a escassez de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Segundo os especialistas, esse tipo de ocorrência tende a tornar-se cada vez mais frequente em razão da associação de falta de chuvas, aquecimento global, queimadas e desmatamento.


O que essa nuvem tem a ver com a sua conta de luz?

A crise hídrica já é a pior em 91 anos e o risco de apagão no sistema elétrico brasileiro também aumentou. Parte desses problemas poderia ser evitada se o país contasse com uma política de eficiência energética. Neste cenário, investir em fontes de energia renováveis é a melhor saída.


Os últimos passos do governo indicam o acionamento das usinas termelétricas para evitar o racionamento de energia e possíveis apagões. Essas usinas são mais poluentes, demoram mais para entrar em operação e a ativação é mais cara.


A estimativa é de que essa medida custe aproximadamente R$ 13 bilhões, considerando o acionamento entre janeiro e novembro de 2021. Esse valor, é claro, será compensado na conta de luz dos consumidores. Quem ainda não gera a própria energia sentirá, cada vez mais, o custo da crise hídrica.


Instalar um sistema de energia solar fotovoltaica significa pagar uma conta de luz até 95% mais barata. Além disso, a energia solar não gera poluentes e não sofre quedas e oscilações como ocorre com a energia distribuída pelas concessionárias.


Aqui falamos um pouco mais sobre as vantagens de ter energia solar em residências. Descubra aqui as vantagens de um sistema solar fotovoltaico para empresas.


Aproveite a luz do sol e pare de se preocupar com os aumentos na conta de energia elétrica. Faça uma simulação gratuita agora mesmo e descubra o potencial de economia na sua casa ou empresa!


bottom of page