top of page

Não deixe para depois: taxação progressiva da energia solar começa em seis meses



Falta pouco para iniciar a cobrança das taxas progressivas sobre a geração de energia solar no Brasil. A partir de 7 de janeiro de 2023, os consumidores que instalarem painéis de energia solar fotovoltaica em seus imóveis terão de pagar uma taxa gradativa referente ao custeio do uso da rede elétrica.


O Marco Legal da Geração Distribuída prevê o pagamento de tarifas sobre a distribuição da energia e quem quiser manter as vantagens e a isenção das taxas precisa agilizar a instalação do sistema. Os consumidores que já possuem micro e minigeradores de energia solar, e aqueles que fizerem a adesão ao serviço até o dia 6 de janeiro, permanecem isentos dessas tarifas até 31 de dezembro de 2045.


Outra mudança prevista pelo Marco Legal é a cobrança das bandeiras tarifárias e encargos sobre o consumo, como já ocorre com os demais clientes das concessionárias de energia elétrica. A cobrança também seguirá uma regra de transição até 2029, iniciando com o pagamento de 15% das tarifas a partir do ano que vem.


Portanto, uma das grandes vantagens de solicitar o serviço nos próximos meses, além da economia imediata na conta de luz, é garantir o menor tempo para retorno do investimento, o chamado payback. O cálculo para determinar esse retorno é basicamente o custo do kWh. Ou seja, quanto mais caro o kWh, em menos tempo o investimento "se paga", tanto para o consumidor residencial quanto para o comercial ou industrial. Em tempos de aumentos constantes na conta, este aspecto torna-se ainda mais interessante para os investidores.


Não perca tempo! Aproveite os benefícios para os consumidores que instalarem energia solar fotovoltaica ainda em 2022 e comece a economizar até 95% na conta de luz do seu imóvel quanto antes!


Para saber mais sobre as vantagens da energia solar fotovoltaica e esclarecer todas as suas dúvidas, converse conosco e faça uma simulação GRÁTIS! A equipe da Proinst conta com engenheiros eletricistas altamente qualificados para elaborar um projeto de energia solar conforme as necessidades da sua residência ou empresa.


bottom of page