top of page

O que Você precisa saber antes de instalar um sistema de energia solar


Os principais benefícios do uso de sistemas de energia solar já são amplamente conhecidos. Além da questão da redução dos impactos ambientais, a economia de até 95% na conta de luz paga o investimento da instalação do sistema em uma média de 4 anos, o que garante mais de 20 anos de energia elétrica praticamente de graça. Não há restrições, tampouco lado negativo, no uso dos painéis fotovoltaicos. No entanto, é importante estar ciente de algumas questões para que todas as escolhas sejam feitas com propriedade, garantindo que os benefícios da energia solar sejam os melhores possíveis. Confira abaixo algumas delas:


Espaço

Não é necessário realizar nenhuma grande reforma para instalar painéis fotovoltaicos em seu telhado, mas alguns detalhes (https://www.portalsolar.com.br/como-preparar-a-sua-construcao-para-energia-solar.html) facilitam a instalação e otimizam a produção de energia.

A área necessária varia segundo a demanda de produção de energia. Por exemplo, para a geração de uma potência de 2.0kQp, são necessários, no mínimo, 14m². Para uma potência de 5.0.kWp, são necessários, no mínimo, 35m². Você pode verificar qual a potência que você precisa, assim como a área mínima necessária e quantidade de painéis, em nosso simulador (https://www.proinst.com.br/simuladorenergiasolar).

A posição das placas no telhado também é um fator relevante para o máximo aproveitamento do sistema de energia solar. No Brasil, o ideal é que as placas fiquem voltadas para o norte com um grau de inclinação igual ao da latitude. No entanto, esse alinhamento não precisa ser perfeito para que o sistema seja eficiente.


O sistema

A energia da luz do sol é captada pelas placas fotovoltaicas, que reagem e produzem energia elétrica. A energia produzida é conduzida através de cabos para o inversor solar, que converte a Corrente Contínua (CC) em Corrente Alternada (CA). Desta forma, o quadro de luz é abastecido e a energia é distribuída para a casa ou empresa. A energia excedente vai para a rede de distribuição e gera créditos para os meses em que a produção solar não for suficiente para suprir a demanda, no caso do sistema on grid, ou é armazenada em baterias, no caso do sistema off grid.


Tipos de painéis de energia solar

Existem 4 tipos de painéis de energia solar. O mais antigo, e um dos mais eficientes, é o Monocristalino. Sua matéria prima é o silício ultrapuro, que possui moléculas altamente alinhadas. Seu preço é um pouco mais elevado, mas sua eficiência é alta, variando entre 14% e 21% de conversão de energia solar.

Também produzido a partir do silício, o Painel Solar Policristalino tem um processo de produção mais simples que favorece a formação de múltiplos cristais. Sua eficiência é menor, ficando entre 13% e 16%, o que demanda uma maior quantidade de placas. Ambas as tecnologias que usam o silício oferecem mais de 30 anos de vida útil para as placas.


Os painéis de Filme Fino são formados por vidro ou metal banhados em uma variedade de materiais com propriedades fotovoltaicas. Geralmente, essa técnica tem a menor eficiência energética, que varia entre 7% e 13%. No entanto, algumas tecnologias mais recentes que fazem uso do Filme Fino conseguem expandir a eficiência para 16%. Esse tipo de placa é mais barato, mas sua duração também é menor, variando entre 10 e 15 anos.

Mais moderno, e por isso ainda pouco disponível no mercado, o Painel Solar Híbrido é semelhante ao monocristalino, mas com uma camada extra de silício amorfo, o que resulta em uma eficiência de 20%.


Nota do PBE

O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos do Inmetro (PBE) avalia a qualidade dos painéis solares. A classificação vai de A, que designa melhor qualidade, a E, que designa baixa qualidade.

Além de tudo isso, é importante escolher uma empresa que forneça certificado de garantia, assistência técnica e instalação qualificada. Faça a simulação do valor do investimento e entre em contato (https://api.whatsapp.com/send?phone=5551999836167&text=&source=&data=) conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

bottom of page