top of page

Projetos estruturantes: garantia de segurança sem gastos desnecessários


Finalizando o projeto? Então você já sabe a importância de contratar técnicos para execução do projeto estrutural. Profissionais com experiência entregam maior segurança e garantem o melhor custo-benefício nas edificações como vigas, lajes e pilares.


O projeto de uma edificação é o processo de conceber, distribuir, interligar, analisar, dimensionar e proporcionar os elementos de um sistema estrutural que deverá suportar cargas com segurança, resistência e estabilidade. Geralmente, é constituído pelas seguintes etapas:

  • concepção estrutural;

  • análise estrutural;

  • síntese estrutural;

  • dimensionamento e detalhamento;

  • desenho.

O projeto estrutural ou cálculo estrutural é o que garantirá a estrutura da edificação, podendo ser constituído a partir de ferro, madeira ou concreto armado. Com ele, engenheiros podem trabalhar com maior assertividade e o projeto arquitetônico será realizado com a garantia de total segurança.


Para elaboração do projeto, o engenheiro conta com o direcionamento de normas já estabelecidas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980) e também de tecnologia, por meio de softwares especializados. É importante que alguns apontamentos sejam levados em consideração na hora do dimensionamento dos elementos:


- a resistência do concreto;

- o clima;

- ação do vento;

- cargas permanentes;

- cargas acidentais.


Conheça e pesquise sobre seus fornecedores. A Proinst atua em todo estado do Rio Grande do Sul e conta com uma equipe qualificada, com vasta experiência em projetos estruturantes. Venha conhecer mais sobre nossos clientes e conheça nossa expertise.

bottom of page