top of page

Resolução estadual reduz burocracia para instalação de sistemas fotovoltaicos



O Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior potência de energia solar distribuída instalada. Em termos de quantidade, a maior parte é de usinas residenciais. Agora, uma nova resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) beneficia os interessados em ampliar a atividade de geração de energia solar ou instalar usinas maiores.


Em julho, a resolução nº 448/2021 passou a estabelecer que não haverá incidência de licenciamento ambiental para atividade “com potência instalada menor ou igual a 5 MW, desde que não exceda ou configure formas de agrupamentos que ocupem áreas superiores a 15 hectares”.


Na prática, essa mudança é um incentivo ao setor, com atração de novos investimentos e que simplifica o processo de instalação de usinas maiores, que também poderão atender mais empreendimentos de forma remota. Aquelas empresas que não têm espaço físico para instalação de painéis solares fotovoltaicos poderão utilizar a energia limpa gerada nestas usinas com maior capacidade. É uma alternativa interessante para projetos que beneficiam redes de varejo, centros comerciais, condomínios ou indústrias, por exemplo.


A desburocratização para instalação de painéis é mais um passo na ampliação da geração de energia solar no Estado.


Em breve, outra pauta deve ganhar destaque e representar vantagens para quem opta pelo uso de energia renovável: a possibilidade de redução da carga tributária com a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para sistemas com potência instalada de até 5 MW. Em outros estados brasileiros a isenção do imposto sobre micro e minigeração de energia solar já é uma realidade e aumenta a competitividade no setor.


Se você tem dúvidas sobre os procedimentos necessários para produzir energia solar na sua casa ou na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo. Nossa equipe está pronta para auxiliá-lo em todas as etapas de planejamento e execução de um projeto personalizado para as suas necessidades.


Aqui no blog você também pode conferir um post que explica as principais etapas para instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica.


bottom of page