top of page

Seis aparelhos que fazem sua conta de luz ficar mais cara



O brasileiro já está habituado aos reajustes na conta de luz, mas cada

vez que a tarifa aumenta, surgem aquelas dúvidas: qual equipamento mais consome energia? E quais podem ser usados com menos frequência para economizar?


Para ajudá-lo a entender melhor os gastos, listamos os aparelhos que mais pesam na sua conta de luz. Confira:


1 - Ar-condicionado

Com a chegada do calor, fica difícil manter o ar-condicionado desligado. Mesmo que você tenha um equipamento considerado "econômico", o custo pode ser alto se você costuma usá-lo diariamente e por muitas horas. Para evitar um gasto desnecessário, tenha um aparelho com capacidade adequada ao tamanho do cômodo e evite abrir portas e janelas enquanto ele estiver ligado.


2 - Geladeira

A geladeira está entre os equipamentos que mais consomem energia, mas engana-se quem acredita que desligá-la eventualmente pode reduzir o custo. O que ajuda é instalar o aparelho longe do fogão ou de outras fontes de calor, além de evitar abrir a porta várias vezes e sem necessidade. Lembre-se, ainda, de verificar se a borracha de vedação da porta está em boas condições.


3 - Chuveiro elétrico

Banhos demorados podem ser vilões do orçamento doméstico. Além de gastar muita água, também consomem bastante energia. Se utilizar chuveiro a gás não é uma opção, busque modelos com menor potência e reduza o tempo de uso sempre que possível. Depois do banho, fique atento ao tempo de uso do secador de cabelo. Quanto maior a potência do aparelho, maior o consumo de energia.


4 - Micro-ondas

Um forno micro-ondas de 25 litros consome, em média, 13,98 kWh por mês se usado por 20 minutos, todos os dias. Prefira o fogão a gás e sempre desconecte o fio da tomada quando o micro-ondas não estiver em uso. Aparelhos em stand-by também consomem energia e geram um gasto desnecessário.


5 - Televisão

Deixar a TV ligada para ter “um barulhinho” em casa pode custar caro. Um aparelho de LED de 42 polegadas consome 30,45 kWh por mês com cinco horas de uso diárias. Deixe para ligar a TV apenas quando for assistir ao seu programa favorito. Lembre-se de tirar da tomada quando não estiver ligada!


6 - Carregador de celular

Deixar o carregador na tomada mesmo sem conectar ao celular ou mantê-lo na tomada após o celular estar totalmente carregado também gasta energia! Ligue na tomada apenas quando for utilizá-lo e fique atento para retirar quando a carga do celular estiver completa.


Aproveite a iluminação natural

Sempre destacamos a energia solar como a melhor fonte para quem quer economizar de verdade. Neste sentido, aproveitar a luz natural faz muita diferença no final do mês. Evite ligar as luzes da casa durante o dia e sem necessidade, e crie o hábito de desligá-las sempre que sair dos ambientes.


Listamos os vilões da conta de energia e dicas para reduzir o consumo de energia. Mas a realidade é: alguns ajustes podem ajudar a diminuir o valor da fatura, porém nada tão significativo. Para sentir uma diferença no bolso, a melhor solução é apostar em fontes de energia alternativas, como a energia solar, que gera uma economia de até 95% no valor final da conta de luz.


Aqui no site você pode fazer uma simulação gratuita para descobrir quanto pode economizar investindo em um sistema de energia solar fotovoltaico. Se ainda tiver dúvidas sobre as vantagens e a viabilidade do negócio, entre em contato conosco e saiba mais!


bottom of page