top of page

Sistemas fotovoltaicos instalados representam mais de 70% da potência operacional de itaipu



Os sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil somam uma potência operacional de 10 gigawatts (GW), segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Para entender essa proporção, o valor representa mais de 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, que é a segunda maior do mundo.


A energia solar é uma parcela importante da diversificação do suprimento de energia elétrica no Brasil. Além de reduzir custos para os consumidores, diminui a pressão sobre os recursos hídricos e fósseis.


Nesse contexto, apesar da potência instalada, a energia solar ainda representa menos de 2% da oferta de eletricidade no Brasil. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2030 essa contribuição da energia solar deve chegar a 5% da geração total de eletricidade.


Um ponto de destaque é que, entre as usinas solares, aquelas que fornecem eletricidade para o sistema interligado nacional têm a menor capacidade instalada. A participação mais significativa é justamente da geração própria, aquela com sistemas em telhados de casas, de empresas e em pequenas usinas - que equivale a 6,5 GW de potência instalada. Isso reforça a máxima de que pequenas mudanças também podem fazer a diferença quando adotadas por muitas pessoas.


Sistema em crise

Recentemente a Aneel adotou medidas para antecipar a operação de novas usinas até dezembro a fim de evitar um apagão nacional. Os cálculos do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicam que seria necessário aumentar em 4,8 mil megawatts a oferta de energia para evitar racionamentos.


A expectativa é de que, nas próximas semanas, sejam acionadas novas usinas eólicas e térmicas. Mesmo assim, o Brasil terá de comprar energia elétrica de países vizinhos para suprir toda a demanda, o que acarreta uma conta de luz mais cara para os consumidores.


Não espere mais

Você pode fazer parte deste movimento em prol da eficiência energética e economizar até 95% na sua conta de luz. Faça uma simulação gratuita e veja como você pode reduzir custos com energia elétrica na sua casa ou na sua empresa.


Venha conversar conosco e esclarecer todas as suas dúvidas sobre energia solar fotovoltaica!


bottom of page