Vale a pena investir em energia solar fotovoltaica?



Se você quer economizar na conta de energia da sua casa ou da sua empresa, a resposta é: sim, vale muito a pena. Chega de preocupar-se com a bandeira tarifária da conta de luz todos os meses. Com o sistema, você pode usar o seu dinheiro para investir na viagem de férias da família ou ampliar o seu negócio e deixá-lo mais competitivo.


Mas vamos começar explicando como funciona a energia solar, certo?

A luz do sol é uma fonte de energia inesgotável e renovável. E quando falamos de energia solar, falamos de uma possibilidade de geração de energia limpa, sem gerar impactos negativos ao meio ambiente.


A energia solar fotovoltaica é, basicamente, a conversão da luz do sol em energia elétrica. Esse processo ocorre através das placas solares fotovoltaicas que captam a luz do sol incidente e difusa. E fique tranquilo, é possível ter energia elétrica limpa mesmo nos dias de chuva. A capacidade de geração vai depender do número de placas dos módulos fotovoltaicos instalados na residência ou empresa. E ainda é possível escolher se você quer energia solar para suprir pequenas demandas ou o consumo de energia elétrica de uma casa ou prédio inteiro.


Caso haja excedente de energia, essa quantia é enviada à rede elétrica através de um relógio bidirecional, contabilizando créditos para a unidade consumidora. Esses créditos podem ficar guardados por até 60 meses ou, se utilizados, podem zerar a conta de luz deixando apenas a cobrança da taxa básica.


Mas antes de decidir, leve em consideração a incidência de sol na sua casa ou no local onde pretende instalar o sistema. A recomendação é de que os painéis recebam sol, no mínimo, quatro horas por dia. Isso quer dizer que você deve estar atento, inclusive, à presença de árvores, prédios ou outras estruturas que provoquem sombra no local da instalação. Na dúvida, nossa equipe está pronta para avaliar se o projeto é viável ou não.


Vantagens do investimento:

  • o sistema de energia solar pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz;

  • pode proporcionar mais conforto térmico no ambiente;

  • você não precisa preocupar-se com alterações de bandeiras tarifárias;

  • valorização do imóvel em relação aqueles que não possuem o sistema próprio de geração de energia; agrega valor de sustentabilidade ao negócio, tornando-o mais competitivo;

  • instalação é rápida e custos de manutenção são baixos; para uma casa, a instalação leva menos de uma semana;

  • uma placa solar tem vida útil superior a 20 anos; ela é resistente à sujeira e condições climáticas adversas;

  • investimento com retorno garantido;

  • geração de energia elétrica silenciosa, sem ruídos e sem impacto ambiental.


A estimativa é de que o retorno do investimento ocorra, aproximadamente, em 4 anos. Aqui é importante você não esquecer da vida útil de uma placa solar para avaliar o custo-benefício da instalação. Depois de “pagar” o investimento, você ainda terá muitos anos de energia limpa para sua casa ou empresa.


Descubra o potencial de geração de energia da sua propriedade. Acesse nosso simulador online www.proinst.com.br/simuladorenergiasolar e entre em contato com nossos engenheiros. Ficou com alguma dúvida? Converse conosco!

© 2019 por WildnerDesign