top of page

Três dicas para escolher o melhor sistema de energia solar


Muitos clientes têm dúvida na hora de escolher qual sistema de energia solar é o mais adequado para sua casa ou qual empresa oferece melhor custo-benefício na hora da instalação. Por isso, queremos esclarecer alguns conceitos que fazem diferença para melhor escolha do sistema fotovoltaico.


1. Orçamento:

Este é um dos principais pontos a ser levados em conta para decisão de compra. Pesquise sobre seu fornecedor, os depoimentos de seus antigos clientes e o prazo de garantia. Um custo-benefício é aquele que você paga pela qualidade do produto. Um painel de alta qualidade deve durar pelo menos 30 anos e vem com garantia de 25 anos. Um inversor que seja muito barato (em comparação com a média) tem pouca duração e geralmente não passa dos três anos de durabilidade.


2. Empresa:

Ao avaliar a empresa, lembre-se de perguntar sobre a equipe que vai instalar o seu equipamento e informa-se o quanto ela está qualificada, assim como seus procedimentos de segurança e o treinamento oferecido aos instaladores. O seu fornecedor de energia fotovoltaica deve fazer o contato com empresa que possui a concessão de energia elétrica na sua rua. Este contato garante o funcionamento da energia solar em sua casa. Ter o apoio de profissionais neste quesito é fundamental.


3. Estrutura: Quanto ao INVERSORES, opte por aqueles que oferecem:

  • Assistência técnica nacional

  • Eficiência acima de 96%

  • Garantia de cinco anos ou mais No PAINEL SOLAR procure por:

  • Eficiência acima de 15%

  • Baixo coeficiente de temperatura

  • Garantia de 25 anos

  • O seu painel deve ter a certificação IEC 61215. Somente o selo do Inmetro não garante a qualidade total do painel. Por isso você deve procurar por um painel com as duas certificações: Inmentro e IEC61215


Na estrutura e FIXAÇÃO:

  • Informe-se sobre o fabricante e o tipo de sistema a ser utilizado para fixar os painéis no seu terreno/telhado ou outra superfície. Aqui na Proinst, somos especialistas em engenharia elétrica, realizando todo estudo e dimensionamento do sistema, levando em consideração as condições para instalação, o melhor posicionamento em relação ao norte, a inclinação ideal e também interferências físicas do local, além do nível de irradiação solar.


Conheça mais sobre os benefícios dos nossos projetos e a qualidade da Proinst aqui. Você também pode fazer uma simulação totalmente grátis enviando informações atuais sobre a sua conta de energia aqui.


bottom of page