top of page

Checklist para escolher a melhor empresa para instalar um sistema de energia solar



A fonte solar fotovoltaica no Brasil segue em ascensão e os dados atualizados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) referente a 2023 mostram que quase 70% da energia solar é oriunda da Geração Distribuída. Com o mercado crescendo, a energia solar também fica acessível a mais pessoas.


No entanto, ao decidir instalar um projeto de energia solar, o consumidor precisa ter alguns cuidados para escolher uma empresa séria e que garanta o melhor resultado. Assim como outros serviços, é importante pesquisar e escolher profissionais qualificados para executar o projeto. Afinal, ninguém quer comprar gato por lebre. Uma escolha ruim pode gerar frustração sobre os benefícios da energia solar e até mesmo prejuízos.


O menor preço costuma ser um ponto de partida no processo de escolha. É normal que o consumidor procure um fornecedor mais em conta para execução do projeto de energia solar fotovoltaica, mas na relação custo-benefício, há diversos fatores a serem considerados. E lembre-se: pesquise sempre, converse com pessoas que usam energia solar e busque esclarecer todas as suas dúvidas.


A seguir, confira o checklist para escolher uma empresa confiável.


- Qualificação profissional

Quem vai fazer o projeto de energia solar? O bom funcionamento de um conjunto de painéis solares depende de um projeto bem estruturado. Por isso, a expertise de um engenheiro elétrico faz toda a diferença. Cada projeto tem suas especificidades e exige conhecimento e comprometimento do responsável.


- Qualidade do produto

A qualidade dos componentes de um sistema de energia solar fotovoltaica está diretamente relacionada à durabilidade do produto, à eficiência do sistema e à economia gerada para o consumidor. O mercado já oferece diversas opções com qualidade de excelência e bons preços para garantir a satisfação do consumidor em todos os aspectos. Converse com o engenheiro responsável pelo projeto e entenda quais são as vantagens e desvantagens de cada produto disponível.


- Requisitos da obra

A empresa precisa avaliar o local onde o sistema será instalado. Isso quer dizer que é importante observar se a área é adequada para receber painéis solares, se há incidência de luz solar suficiente, se há riscos para os módulos ou para a estrutura do imóvel.


- Execução do serviço

Imagine investir em um ótimo produto, mas arriscar a efetividade do sistema devido à má instalação. A execução do serviço inclui o projeto, a atenção aos requisitos de instalação e o cuidado com todas as etapas da instalação. Qualquer falha nesse sentido pode comprometer a geração de energia solar ou o funcionamento e a durabilidade do sistema. Embora muitos profissionais entendam do assunto, não são todos que têm conhecimento teórico e prático para projetar e executar um sistema de energia solar.


- Pós-venda

Sistema solar instalado, surgiu alguma dúvida? Uma boa empresa garante suporte ao consumidor mesmo depois de efetivar a venda do produto ou serviço. A ProInst entende que a relação de confiança entre consumidor e empresa também envolve a disponibilidade em esclarecer dúvidas e orientar os clientes a alcançarem os resultados desejados com a energia solar. Aqui, o contato não se restringe à instalação do sistema.


Tudo pronto?

Converse com especialistas e garanta todos os benefícios da energia solar no seu imóvel. A ProInst tem uma equipe altamente qualificada para realizar projetos residenciais e comerciais em todo o Rio Grande do Sul e com o melhor custo-benefício. Faça uma simulação gratuita no site para descobrir quanto você pode economizar na conta de luz e solicite seu orçamento!


bottom of page