Consumidor gerador de energia solar: saiba como ler a conta de luz da CEEE



A conta de luz da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é uma das mais simples de ser lida pelo consumidor que conta com um sistema de energia solar fotovoltaica. Isso porque ela apresenta os dados de forma bastante objetiva e organizada.


Logo abaixo do quadro com informações gerais de consumo, faturamento e vencimento, o consumidor já encontra a descrição do Consumo TUSD e Consumo TE - que é o custo da energia elétrica consumida pela unidade e o custo do uso da rede de distribuição da concessionária para transporte da energia elétrica consumida pelo imóvel.


Abaixo, a tabela apresenta as informações de Energia Injetada, que é aquela que não foi utilizada no momento da geração e foi injetada na rede da concessionária. Essa energia é aquela que se transforma em créditos, que ficam disponíveis para o cliente por 60 meses.


No quadro referente à medição, a conta da CEEE ainda apresenta o resumo das leituras de energia ativa (consumido da rede da concessionária) e de energia injetada (créditos em kWh).


Outro ponto importante a ser observado, ao final do documento, é o detalhamento do saldo da energia excedente, se houver. O cálculo considera a multiplicação do consumo compensado pela tarifa proporcionalizada, levando em conta, ainda, a bandeira tarifária vigente.





Manual do Cliente

Clientes Proinst recebem o "Manual do Cliente" com todas as informações necessárias para entender a conta de luz de cada concessionária de energia. O documento também mostra como realizar a manutenção adequada do sistema de energia solar fotovoltaica para aproveitar todos os benefícios por muito mais tempo.


Além disso, a equipe de especialistas da Proinst oferece todo o suporte especializado para esclarecer as dúvidas dos clientes antes, durante e depois da execução dos projetos elétricos.


Quer saber mais sobre o nosso trabalho e conhecer todas as vantagens de usar energia limpa e renovável no seu imóvel? Converse conosco hoje mesmo!