
Quem planeja instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, seja para uso comercial, residencial ou industrial, pode ficar com dúvidas a respeito dos tipos de inversores disponíveis e qual deles é o mais indicado para cada caso.
Os microinversores e os inversores tradicionais, os “string”, possuem funcionamento similar e convertem a energia gerada pelos painéis em corrente contínua para corrente alternada, mas cada um conta com características específicas.
Qual é a diferença?
A principal diferença entre o inversor e o microinversor é a forma de ligação dos painéis fotovoltaicos no sistema. O inversor é conectado em fileiras de painéis, que são ligadas ao inversor responsável por encontrar o ponto máximo de geração do sistema, operando com altas tensões em corrente contínua. Já o microinversor não tem essas ligações em série.
Funciona mais ou menos assim: o inversor é como uma rodovia de pista simples, em que a energia é gerada na placa solar e tem apenas uma via para chegar na base. Já os microinversores são como a Freeway, que conta com mais pistas em cada sentido para que a energia chegue até a base. Ainda que com menos potência, as “pistas” têm mais autonomia para funcionar.
Vantagens e desvantagens dos microinversores
São mais eficientes e permitem maior geração de energia elétrica pelo sistema fotovoltaico.
Pode interromper a corrente elétrica em caso de incidentes, reduzindo o risco de incêndios ou choques elétricos.
Instalação mais rápida.
Até 30 anos de vida útil.
Podem ser instalados atrás dos painéis, sem necessidade de obras de infraestrutura, como abrigos para os equipamentos.
Funcionam de forma independente: caso um pare, os demais continuam funcionando proporcionalmente.
O investimento é mais alto.
Vantagens e desvantagens dos inversores
São menos eficientes, mas continuam sendo competitivos em projetos de maior porte.
Funcionam em alta tensão e sustentam potências maiores em um mesmo equipamento.
São mais baratos.
De 10 a 15 anos de vida útil.
Como saber qual é o melhor?
A melhor forma de definir entre o microinversor ou o inversor ideal para cada sistema de energia solar fotovoltaica é a partir da avaliação de um engenheiro elétrico. O profissional observará diversos aspectos do projeto, desde o potencial de geração de energia, a finalidade do projeto, até a relação entre custo-benefício do investimento.
Aqui na Proinst, cada proposta é personalizada de acordo com as necessidades do cliente. Faça uma simulação gratuita e converse conosco para esclarecer suas dúvidas e escolher a melhor opção para o seu projeto de energia solar fotovoltaica.