top of page

Retorno do investimento em energia solar está mais rápido




A conta de energia está cada vez mais cara no Brasil. No final de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou mais um aumento no valor cobrado nas bandeiras tarifárias da conta de luz. A bandeira vermelha patamar 2, que já havia aumentado para R$ 6,24, passou para R$ 9,49 para cada 100 kWh consumidos. O acréscimo é consequência da falta de chuvas para abastecer os reservatórios das hidrelétricas.


O consumidor, que já sentia no bolso o problema, se vê diante de um novo desafio: como economizar sem deixar de usar eletroeletrônicos essenciais para a rotina de casa ou do trabalho?


Neste contexto, a energia solar fotovoltaica é a melhor opção. Como já falamos em outros posts aqui no blog, a conta de luz fica mais barata já no primeiro mês de funcionamento do sistema.


Retorno mais rápido

Segundo o engenheiro eletricista da Proinst, Fernando Knecht, com o custo da energia elétrica cada vez mais alto, o chamado payback (retorno) é ainda mais rápido para quem adquire um sistema de energia solar fotovoltaica. Ou seja, quanto mais caro o kWh, em menos tempo o investimento "se paga", tanto para o consumidor residencial quanto para o comercial ou industrial.


"O uso de energia solar tem sido cada vez mais vantajoso porque o principal objetivo dele é reduzir os custos com a conta de luz", destaca Knecht. Além disso, o sistema também gera uma redução significativa de emissão de gases nocivos à atmosfera.


Suporte qualificado

O sistema fotovoltaico é fabricado com componentes tecnológicos de alta qualidade que garantem uma vida útil superior a 25 anos. No entanto, para que os painéis funcionem de forma adequada o máximo de tempo possível, é fundamental contar com profissionais especializados para realizar o projeto e a instalação.


"O sistema não é como um carro, que você precisa fazer manutenção frequente e troca quando quer algo mais novo, moderno ou maior. É um investimento de longo prazo e que requer uma manutenção muito simples e esporádica", explica o engenheiro.


Ao optar por um serviço feito por profissional qualificado, o consumidor garante o melhor aproveitamento dos equipamentos para uma geração de energia limpa, de qualidade e por muito tempo, atendendo às expectativas de economia e de todos os outros benefícios que a energia solar possui.


Pronto para começar a economizar na sua conta de luz? A Proinst conta com uma equipe altamente qualificada e oferece todo o suporte necessário para que o sistema de energia solar da sua casa ou empresa funcione perfeitamente. Faça uma simulação gratuita e entre em contato conosco hoje mesmo para iniciar o seu projeto.




bottom of page