top of page

Saiba se é possível zerar sua conta de luz com energia solar:



Sempre que falamos em economia com o uso da energia solar fotovoltaica ressaltamos que a conta de luz pode reduzir em até 95%. Mas será que dá para chegar em 100%? A resposta é “não” e vamos te explicar o que acontece.


Mesmo com o sistema fotovoltaico, o imóvel precisa pagar a taxa de disponibilidade ao utilizar o sistema da concessionária para garantir o suprimento de energia. Isso é popularmente conhecido como “taxa mínima de luz”. Este é o custo para ter acesso à rede elétrica e todos os consumidores precisam pagar, além da tarifa de iluminação pública.


Outro ponto que você precisa entender é que os sistemas fotovoltaicos são conectados à rede e, quando não consomem toda a energia produzida, um inversor injeta a energia excedente na rede da distribuidora, gerando créditos energéticos para o imóvel. O mesmo inversor "puxa da rede" a energia que será utilizada no imóvel naqueles momentos em que não há geração por meio do sol, como à noite ou em dias de pouca luminosidade.


Mas antes que você fique na dúvida, vamos esclarecer mais um detalhe importantíssimo: como os sistemas são projetados para gerar energia para suprir toda a demanda do imóvel, os créditos gerados são suficientes para abater o consumo da rede quando o uso é necessário. Por isso, a economia pode chegar a 95%. Mesmo utilizando a rede da concessionária em alguns momentos, com os créditos energéticos o consumidor acaba pagando apenas a taxa mínima.


Entenda como funciona esse fluxo entre sua casa e a rede elétrica:




Quer saber quanto você pode economizar na conta de luz da sua casa ou empresa? Faça uma simulação gratuita agora mesmo! Entre em conosco e esclareça todas as suas dúvidas sobre a instalação do sistema de energia solar no seu imóvel.


bottom of page