top of page

Cliente Certel com energia solar: saiba como ler a sua conta de luz



A conta de energia elétrica sempre apresenta informações técnicas importantes sobre a unidade consumidora, mas que nem sempre são de fácil entendimento para o consumidor leigo. No caso dos imóveis com sistemas de energia solar fotovoltaica, a conta de luz tem outras informações que também precisam ser observadas e que variam de uma concessionária para outra.


A seguir, saiba como ler a conta de luz da Cooperativa Certel referente a um imóvel com geração de energia solar.


Assim como a fatura de outras concessionárias, a conta de luz da Certel também apresenta os dados do cliente, a composição dos tributos, a bandeira tarifária vigente e o histórico de consumo. Mas para quem tem energia solar, uma informação bem importante é a do saldo de geração, que aparece na caixa logo abaixo do mês/ano de referência, da data de vencimento e do valor total a pagar.


No detalhamento da conta, as informações sobre Energia Convencional - tarifas TE e TUSD - são relativas ao custo da energia elétrica consumida pela unidade consumidora e ao uso da rede de distribuição da concessionária para transporte da energia elétrica consumida pelo imóvel, respectivamente.


Já o Crédito Saldo Geração é a energia que não foi utilizada no momento da geração e foi injetada (enviada) para a rede da concessionária. Essa energia, então, transforma-se em créditos e fica disponível para o cliente pelo prazo de 60 meses.


Na parte inferior do documento, consta ainda o resumo das leituras de energia ativa - consumido da rede da concessionária - e energia injetada, que são os créditos em kWh.


Suporte especializado


Ao adquirir um projeto de energia solar fotovoltaica da Proinst, o cliente recebe o "Manual do Cliente" com todas as informações necessárias para entender a conta de luz e realizar a manutenção adequada dos painéis. A equipe de especialistas da Proinst também permanece à disposição dos clientes para esclarecer todas as dúvidas que surgirem antes, durante e depois da instalação do sistema.


Quer aproveitar todos os benefícios da energia solar no seu imóvel? Entre em contato conosco hoje mesmo e agilize a instalação do sistema para aproveitar a isenção das tarifas sobre a geração de energia solar.


bottom of page