Como saber se o sistema de energia solar está funcionando corretamente



Um sistema de energia solar fotovoltaica pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz. Mas como saber se o sistema instalado no imóvel está funcionando e gerando a economia esperada?


O primeiro passo é bem simples: observar as informações disponíveis com a empresa que executou o projeto. Há uma estimativa de produção, consumo e economia. A partir daí, é possível comparar os dados com os indicadores do display do inversor instalado ou aplicativo. O equipamento não tem informações detalhadas e mostra a geração de energia em kWh e a potência atual do sistema em kW.


Como acompanhar?

Todos os modelos de inversores têm sistema de monitoramento on-line. Assim é possível acompanhar as informações de performance no visor do equipamento ou por meio de um aplicativo no celular.


Lembre-se, a conta de luz não apresenta informações de funcionamento do sistema de energia solar. Nela constam apenas os dados de consumo e a energia “emprestada” para a concessionária.


O que fazer?

- Ao notar que algo pode estar errado, jamais mexa nos módulos do sistema fotovoltaico por conta própria.

- Entre em contato com a empresa responsável pela instalação e solicite suporte.

- É fundamental que um especialista, utilizando todos os equipamentos de proteção individual adequados, avalie a situação e confira se os componentes estão funcionando para identificar as circunstâncias exatas do problema.

- Se for necessária a manutenção, ela também precisa ser feita por profissionais habilitados.


Como evitar problemas?

A melhor maneira de garantir a eficiência do sistema de energia solar é utilizar equipamentos de boa qualidade e ter um projeto feito por engenheiros. A instalação dos painéis fotovoltaicos precisa ser feita em conformidade com as normas e protocolos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Outro ponto importante é a localização do sistema, que garantirá a captação da irradiação solar e o melhor aproveitamento da incidência para a produção da energia solar.


Para saber como escolher o melhor fornecedor para executar o projeto de instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, confira estas dicas.


A Proinst conta com uma equipe de engenheiros habilitados para planejar e executar projetos elétricos residenciais e comerciais, além de fornecedores de equipamentos modernos e com excelente qualidade. Oferece, ainda, todo o suporte para esclarecimento de dúvidas e manutenção dos equipamentos. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo!


Faça uma simulação grátis e descubra o potencial de economia com a conta de luz do seu imóvel.