top of page

Investidores estão em busca de imóveis sustentáveis



Não é apenas o consumidor que mudou hábitos e adotou uma rotina mais sustentável. O mercado imobiliário também está se adaptando às tendências e os investidores estão de olho nos imóveis que contribuem com o melhor aproveitamento dos recursos naturais.


Condomínios, casas, apartamentos e prédios comerciais que utilizam mecanismos de reaproveitamento da água, que possuem meios para separação adequada de resíduos, geram energia solar, contam com hortas comunitárias e outros atrativos voltados à sustentabilidade devem permanecer em alta.


Especialistas no mercado imobiliário falam, inclusive, em aposta segura para investimento, já que esses empreendimentos envolvem muito mais do que um conceito de eco responsabilidade. Além de reduzirem o impacto ambiental negativo das atividades diárias das pessoas, esses diferenciais ainda reduzem custos como contas de luz, de água e de manutenção em geral.


Economia para todos

Embora muitas pessoas acreditem que as iniciativas sustentáveis estão disponíveis apenas para imóveis de alto padrão, há opções para todos os bolsos. Quando essas características são definidas ainda na fase de projeto, fica até mais fácil otimizar o orçamento e buscar alternativas mais econômicas para implementar módulos de painéis fotovoltaicos, um telhado verde ou sistema de reaproveitamento de água da chuva.


Aqui no blog já falamos sobre alguns pontos a serem considerados na hora de planejar uma obra para receber painéis solares. Clique aqui para conferir.


Benefícios a longo prazo

O mais importante é avaliar os investimentos a longo prazo. Ainda que o custo seja um pouco mais alto agora, é preciso ponderar todos os benefícios do negócio. A energia solar fotovoltaica, por exemplo, contribui com a economia de recursos hídricos, gera redução no valor da conta de luz e a vida útil do sistema é superior a 20 anos.


Ainda está na dúvida? Quem instalou um sistema fotovoltaico há mais de quatro anos provavelmente já teve o retorno do investimento, não está preocupado com os aumentos das bandeiras tarifárias da conta de energia elétrica e ainda agregou valor ao imóvel.


Faça uma simulação gratuita hoje mesmo e descubra quanto você pode economizar ao tornar seu imóvel mais sustentável!


bottom of page