Mercado de veículos elétricos cresce e energia solar é solução para carregamento



Os veículos elétricos já eram uma aposta de quem quer mudar hábitos e utilizar meios de transporte menos poluentes. No entanto, com o aumento no preço dos combustíveis, mais consumidores estão suscetíveis a substituir seus automóveis, ainda que os elétricos tenham preço mais elevado. Uma pesquisa encomendada pelo Itaú Unibanco mostra que, entre 100 mil entrevistados, 62% têm interesse em comprar um veículo eletrificado.


Para quem não está familiarizado, os carros elétricos já circulam no Brasil e as vendas cresceram quase 80% no primeiro quadrimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o total de eletrificados em circulação no país deve passar de 100 mil até agosto.


Uma grande vantagem desses modelos é o custo para circulação, já que o valor investido no carregamento é um terço menor por quilômetro rodado em relação aos carros que usam combustíveis. Com mais opções e benefícios, a transição para a mobilidade elétrica também exige uma adaptação do mercado para oferecer uma melhor infraestrutura e mais pontos de carregamento para esses automóveis.


O transporte elétrico ainda cresce de forma menos significativa no Brasil, em relação ao mercado internacional, mas há uma expectativa positiva para os próximos anos, principalmente em função do lançamento de novos modelos e da ampliação da infraestrutura de carregamento. Especialistas acreditam que não deve demorar tanto para que o número de automóveis elétricos em circulação fique próximo à frota dos modelos à combustão.


Energia solar é solução para carregamento

Assim como os veículos elétricos ganham espaço, o uso de energias renováveis para carregamento também se destaca. A energia solar fotovoltaica é uma solução confiável e eficiente para diminuir o impacto ao meio ambiente e reduzir os custos para abastecimento de automóveis elétricos e/ou híbridos.


Além disso, a instalação das placas solares pode ser realizada em diversos espaços, tanto em postos de combustíveis tradicionais quanto em estacionamentos e garagens, ampliando o leque de produtos e serviços oferecidos por postos de combustíveis e outros empreendedores. Para os proprietários dos veículos, também é uma opção vantajosa porque gera energia elétrica para a casa e para o automóvel em um mesmo lugar.


Quer saber mais sobre o assunto e a possibilidade de instalar um sistema de energia solar na sua casa ou empresa? Converse conosco agora mesmo!