top of page

Vale a pena financiar um sistema de energia solar?



Quando se fala em energia solar, muitas pessoas acreditam que esse é um investimento pouco acessível. Isso acontece porque o custo de instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica é relativamente alto. No entanto, ao mensurar todos os benefícios que a energia limpa proporciona, vale muito a pena.


Nos últimos anos o consumidor brasileiro vem tentando driblar os aumentos na conta de luz. Mas nem mesmo a mudança de hábitos para economizar, reflete de forma significativa no bolso. Por isso, a energia solar é uma ótima alternativa para quem quer usar o seu dinheiro de forma responsável e com vantagens também a longo prazo.


Energia solar é para todo mundo?

A resposta é: depende. Considerando o valor do investimento, antes de instalar um sistema em um imóvel residencial ou comercial, é preciso avaliar o potencial de economia e se o investimento compensa. Na dúvida, sempre converse com um especialista.


Na Proinst, todos os projetos são elaborados considerando as necessidades do cliente e os equipamentos mais adequados para atendê-las. Além disso, antes mesmo de o projeto começar, é feita uma análise de viabilidade para entender se vale mesmo a pena instalar um sistema no imóvel em questão.


Energia solar é para todos os bolsos?

Há alguns anos, o custo de instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica era tão alto que poucas pessoas ou empresas tinham condições de investir. Porém, com novas tecnologias disponíveis no mercado, maior demanda e até mesmo incentivos governamentais, o uso da energia solar está se tornando algo tangível para mais pessoas.


Em geral, o investimento "se paga" entre 2 e 5 anos, dependendo do número de painéis instalados. Mas para quem não tem uma reserva, o aluguel de telhado e o financiamento são algumas das alternativas para investir. Veja só:


É uma opção para quem não tem espaço ou recursos para ter um sistema de energia solar próprio. A energia gerada em um telhado de terceiro pode ser usada para abater o consumo de outro imóvel. É uma alternativa para quem mora em condomínio ou até mesmo pensa em mudar de endereço em um futuro próximo.


Algumas instituições bancárias possuem linhas de crédito específicas para quem quer investir em energia solar. Em 2021, por exemplo, a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito exclusiva para pessoas físicas, a chamada Caixa Energia Renovável, que financia até 100% do projeto fotovoltaico, conforme a renda do cliente.


O banco ainda conta com outras três linhas para fins de investimento em energias renováveis: uma para pessoa jurídica e outras duas para o setor do agronegócio.


Para quem opta pelo financiamento, a negociação pode até mesmo gerar uma parcela com valor menor do que a fatura mensal da conta de luz. Assim, o financiamento fica ainda mais vantajoso.


Como saber qual é a melhor opção?

Cada perfil de consumo e estilo de vida pede um projeto diferente. Por isso, o suporte especializado é tão importante. Ter um projeto elaborado por engenheiros eletricistas é uma garantia para o melhor aproveitamento do sistema fotovoltaico e para o retorno do valor investido.


Na Proinst os projetos de energia solar são personalizados. Venha conversar conosco e saber mais sobre as vantagens da energia solar fotovoltaica e qual é a melhor opção para você economizar sem comprometer todo seu orçamento.


Lembre-se, se você instalar um sistema de energia solar ainda em 2022, poderá aproveitar os mesmos benefícios de quem já possui o sistema e com menos incidência de impostos.


bottom of page